Você já conhece a história da roupa de neoprene?



Histórico do neoprene?


Neoprene é a combinação de uma fatia de borracha expandida sob alta pressão e temperatura revestida dos dois lados ou apenas de um. Suas principais características são: flexibilidade, elasticidade, resistência e proteção térmica. Ele foi o primeiro material de borracha sintética a ser produzido em massa, sendo usado especialmente para esportes aquáticos, como roupas de surf, mergulho devido ao isolamento térmico.


Na verdade neoprene é o nome comercial do material sintético policloropreno (polímero do cloropreno) criado pela empresa norte-americana DuPont em 1931. A DuPont comercializou o neoprene para usos industriais, como fios telefônicos, isolamento e juntas e material de mangueira para motores de automóveis. A alta performance técnica do neoprene logo apresentou uma grande aceitação em várias aplicações por sua versatilidade. A borracha natural, latex ou borracha amazônica que conhecemos, consiste vem das seringueiras da Amazônia, consistem em polímeras do composto orgânico isopreno, com pequenas impurezas de outros compostos orgânicos, além da água.



Lá em 1950, o neoprene era somente usado nas industriais. Até que tudo mudou, quando um físico chamado Hugh Bradner, usou pela primeira vez a roupa de mergulho. Após isso, resolveu estudar sobre o neoprene e ficou conhecido como o "pai do traje de mergulho moderno". Ele descobriu que o ar no tecido significava que a água alcançaria rapidamente a temperatura da pele e continuaria a atuar como isolamento térmico para mantê-lo. O traje não precisava estar seco para ser isolante.




Hugh, frequentava a mesma região que o norte-americano Jack O'Neill, que havia acabado de abrir uma loja na garagem de sua casa. Jack começou a experimentar diferentes materiais que o impediriam, literalmente de congelar nas aguas californianas. Costumado a surfar em Kelly's Cove, no extremo norte de Ocean Beach. Lá O'Neill conheceu Harry Hind e se tornaram grandes amigos do surf e ocasionalmente colaboradores em vários projetos.


Harry foi quem decidiu apoiar financeiramente as ideias e projetos de Jack e construir uma loja de surf no porto de Santa Cruz. Pouco depois Hind, mostrou a Jack uma amostra de espuma de neoprene. Como a patente do material já tinha vencido, poderia ser encontrado a um preço bastante razoável. Hind sabia que o neoprene era um material isolante graças ao seu próprio trabalho de laboratório.


Depois de experimentar o neoprene e considerá-lo superior a outras espumas isolantes, poucos meses depois Jack O’Neill concebeu o primeiro colete feito com o material, ainda muito básico e diferente do que conhecemos hoje como “wetsuit”. A pequena loja fundada na garagem era nada menos que a O’Neill, a maior marca de surf do mundo da atualidade.

Paralelamente a isso, Bob e Bill Meistrell, ambos da Califórnia, também começaram a experimentar o Neoprene por volta de 1953, quando fundaram uma empresa que mais tarde seria chamada Body Glove.




Indiscutivelmente o segundo maior nome na indústria de roupas de mergulho, a Body Glove se concretizou apenas alguns anos depois que a marca O'Neill começou.


Meistrell era surfista, salva-vidas, mergulhador profissional, veterano

da Guerra da Coréia e – embora nascido no Missouri – um dos pilares da costa da Califórnia. Além de projetar e produzir roupas de mergulho Body Glove, ele também é famoso pelos subs de um homem que fabricou!





E assim, todas as marcar com wetsuit foram criando suas coleções, cada vez mais aprimorando o tecido, os estilos, os modelos, as modelagens, costuras, cortes e cores.


Bibliografia:

Melo, Thiago. Você conhece a historia do neoprene?. Disponível em https://oceanhub.com.br/2020/04/13/voce-conhece-a-historia-do-neoprene/ . Acesso: 13/04/2020.

De Março, Natalia. A história do Neoprene – De produto industrial às roupas de esportes. Disponivel em: https://blogdescalada.com/a-historia-do-neoprene/. Acesso: 01/10/2019.


Hotchiss, Ryan. Quem inventou a roupa de mergulho? Disponivel em:https://www.wetsuitwearhouse.com/blog/who-invented-the-wetsuit/. Acesso: 16/08/2017.



26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo