top of page

Você já conhece a história da roupa de neoprene?



Histórico do neoprene?


Neoprene é a combinação de uma fatia de borracha expandida sob alta pressão e temperatura revestida dos dois lados ou apenas de um. Suas principais características são: flexibilidade, elasticidade, resistência e proteção térmica. Ele foi o primeiro material de borracha sintética a ser produzido em massa, sendo usado especialmente para esportes aquáticos, como roupas de surf, mergulho devido ao isolamento térmico.


Na verdade neoprene é o nome comercial do material sintético policloropreno (polímero do cloropreno) criado pela empresa norte-americana DuPont em 1931. A DuPont comercializou o neoprene para usos industriais, como fios telefônicos, isolamento e juntas e material de mangueira para motores de automóveis. A alta performance técnica do neoprene logo apresentou uma grande aceitação em várias aplicações por sua versatilidade. A borracha natural, latex ou borracha amazônica que conhecemos, consiste vem das seringueiras da Amazônia, consistem em polímeras do composto orgânico isopreno, com pequenas impurezas de outros compostos orgânicos, além da água.



Lá em 1950, o neoprene era somente usado nas industriais. Até que tudo mudou, quando um físico chamado Hugh Bradner, usou pela primeira vez a roupa de mergulho. Após isso, resolveu estudar sobre o neoprene e ficou conhecido como o "pai do traje de mergulho moderno". Ele descobriu que o ar no tecido significava que a água alcançaria rapidamente a temperatura da pele e continuaria a atuar como isolamento térmico para mantê-lo. O traje não precisava estar seco para ser isolante.